Especial Azevedo Sette

Home > Especial Azevedo Sette

Especial Mês da Mulher 2024 | Série Profissionais Azevedo Sette

Hoje, no Azevedo Sette Advogados temos 17 sócias, três delas compondo o board e doze como heads de área. Nos últimos 5 anos, dos doze advogados seniores promovidos a sócios, nove são mulheres.

Entre nossos 300 advogados, 167 são do sexo feminino. E no nível de advogado sênior, 63% dos cargos são ocupados por profissionais mulheres e que exercem um cargo de liderança em nosso escritório.

Lembro quando entrei no Azevedo Sette Advogados, há mais de 24 anos, era a única estagiária mulher da área. O Direito Empresarial não tinha nenhum equilíbrio de gênero, em qualquer escritório da época.

Mas estando principalmente em um ambiente que planejou e que desejou um maior equilíbrio, muito me orgulha dizer que somos hoje um grande grupo coeso de mulheres, dentre as quais há várias sumidades do Direito em suas respectivas áreas, liderando equipes onde todas as escolhas e pessoas são respeitadas. 

Vocês não imaginam a felicidade que é ver como chegamos até aqui! E já com tantos projetos em ação, voltados ao equilíbrio em outras pautas importantes, através do trabalho desenvolvido pelos Comitês internos do Azevedo. 

Esse projeto, o Profissionais ASA, traz à discussão temas complexos e atuais que afetam empresas e empresários. A temática central envolve, entre outros assuntos, Inteligência Artificial e seus impactos em diversas áreas.  

A IA pode ser uma parceira muito útil, mas perigosa. Aqui, não nos esquecemos que a nossa diversidade e pensamento crítico enriquecem a qualidade das abordagens apresentadas, em seus mais diferentes pontos de vista. 

Espero que esse projeto seja fonte de inspiração e conhecimento para todos. Espero que esteja sempre ao lado de tantas excelentes profissionais que aceitaram contribuir nesse projeto e que compartilham comigo dessa jornada no mundo dos negócios. 

Agradeço, a todas as 94 autoras participantes, às revisoras Ingrid Bandeira Santos e Maristela Miglioli, além de nossa equipe de Marketing que nos auxilia em toda a produção do Especial. 

Aproveitando da energia da nossa artista, empresária, muitas vezes polêmica, mas sem dúvidas um grande nome da atualidade, a Anitta, deixo a mensagem: "Não há limites para nossos sonhos, desde que haja dedicação e sabedoria para conquistá-los.

*Ana é sócia da área Societária e Fusões & Aquisições do Azevedo Sette Advogados, idealizadora e coordenadora do projeto, esposa, filha e mãe de duas meninas.

08/04/2024

Lançamento do E-book

Nessa 6ª edição do Especial Profissionais ASA, 94 autoras de todas as áreas do escritório, compartilham conhecimento e paixão por temas jurídicos e empresariais em 49 artigos únicos + 1 texto bônus.

Faça o download gratuito clicando aqui e se inspire com os textos de nossas especialistas extraordinárias!

08/04/2024

Quem disse que temos que escolher?

Gosto de falar da minha carreira não apenas pelo viés da experiência profissional, mas também pelo viés da vivência de uma mulher, filha, esposa e mãe, com todos seus atributos, em uma jornada profissional muito realizadora. 

Tributário
08/04/2024

Agilidade e criatividade para solução de conflitos judiciais: descomplicando o papel do atual profissional de contencioso

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário do Brasil finalizou o ano de 2022 com 81,4 milhões de processos em tramitação¹. Esse estudo também aponta relevante crescimento no número de demandas judiciais desde 2020, fato atribuível, dentre outras causas, à pandemia de COVID-19 vivenciada em todo o mundo. Se considerarmos que em 2022, segundo o IBGE, a população brasileira era de 203.062.512 habitantes², é possível estimar, com base nesses dados, uma média de mais de 2.000 processos por pessoa. 

Contencioso
08/04/2024

Metodologias Ágeis na Gestão Jurídica: Flexibilidade, Eficiência e Colaboração

Inicialmente projetadas para auxiliar no desenvolvimento de softwares na área de tecnologia, as metodologias ágeis consistem em uma abordagem de gestão, adaptável à utilização pelas mais diversas áreas do trabalho técnico de conhecimento, como é o caso dos profissionais do mercado jurídico, que combina flexibilidade, eficiência e colaboração para uma entrega contínua de resultados de valor.

Contencioso
08/04/2024

A Definição de Urgência nas Desapropriações: o Art. 15, §2º do Decreto Lei 3.365/1941

As desapropriações por utilidade pública estão disciplinadas pelo Decreto-Lei n.º 3.365/41 e têm por objetivo garantir o uso de determinado bem, particular ou não, em favor da coletividade, sendo necessário o procedimento expropriatório quando a utilização do bem acarretar em prejuízo material ao proprietário. Referido procedimento de desapropriação tem origem na declaração, pelo Poder Público, da utilidade pública de determinada área em prol do interesse público, o que, via de regra, ocorre sem qualquer natureza emergencial/caráter de urgência. 

Contencioso
28/03/2024

Instrumentos alternativos para captação de investimentos no agronegócio

O agronegócio tem tido um crescimento acelerado nos últimos 20 anos: ainda em 2022, o PIB agrícola atingiu a marca de US$ 500 bilhões, contra US$ 122 bilhões apurado em 2002, e representou, em 2023, cerca de 30% do crescimento do PIB brasileiro total¹. Este crescimento também se deve a políticas públicas e privadas desenvolvidas para este fim, bem como à solidez apresentada por este mercado. 

Societário M&A
28/03/2024

No Brasil, crime tributário dá cadeia?

Os crimes tributários estão previstos em diversos diplomas legais, sendo o principal deles a Lei nº 8.137/1990, que, mais especificamente no capítulo I, define os crimes contra a ordem tributária.

Tributário
28/03/2024

Stock Options como forma de retenção de talentos em pequenas e médias empresas

Em um mercado altamente competitivo, a retenção de talentos é um desafio crucial para pequenas e médias empresas. Afinal, a capacidade de atrair e manter profissionais qualificados é fundamental para o crescimento e sucesso dessas organizações. Mas e se houvesse uma estratégia promissora capaz de reter talentos e motivar colaboradores, alinhando seus interesses aos da empresa? Essa estratégia já existe e é conhecida como Stock Options. 

Societário
27/03/2024

A “saga” da tese do século: o crédito sobreviverá?

É entendimento do homem comum que as decisões do STF, gostando ou não, precisam ser aplicadas. E ponto final. 

Mas, como toda regra tem sua exceção, quando se trata da chamada “tese do século” (para quem não sabe, é o “nome popular” da discussão que envolveu a exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições ao PIS e à COFINS) não é bem assim! 


Tributário
27/03/2024

O “Eu” do robô: considerações sobre o poder decisório e a responsabilidade da inteligência artificial

O ano é 2030. Você é médico e está em seu carro autônomo quando, de repente, outro carro autônomo colide com o seu em velocidade compatível com os limites permitidos pelas leis de trânsito local, devido a alguma falha do sistema do veículo. De quem é a culpa? Enquanto espera pela seguradora, você recebe uma notificação do seu app de controle de casos sensíveis dizendo que, durante a cirurgia de um de seus pacientes mais antigos, o robô que a executava - Grey - sofreu uma falha técnica, resultando em erro irreversível que levou ao falecimento do paciente. Quem será responsabilizado por isso? 

Societário M&A
27/03/2024

Outorga coletiva: a escassez hídrica e o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão

Tendências de escassez, de elevação da demanda, má distribuição territorial dos recursos hídricos, pouca eficiência no seu uso, disponibilidade e cenários de mudanças climáticas são alguns dos desafios que podem nos levar ao acirramento dos conflitos pelo uso das águas.

Ambiental
27/03/2024

Minorias e formas de discriminação no ambiente de trabalho

Em que pese estarmos vivenciando um momento de mudanças, não temos como negar que práticas discriminatórias, conscientes e inconscientes, continuam a ser vivenciadas na sociedade, inclusive no mercado de trabalho.

Tanto isso é latente que, recentemente, foram editadas duas novas leis, na seara trabalhista, tratando do tema, sendo elas a Lei Emprega Mais Mulher (Lei 14.457/2022) e a Lei da Igualdade Salarial (Lei 14.611/2023), esta última representando o assunto mais quente do momento.


Trabalhista
26/03/2024

A validade da cláusula de limitação de responsabilidade prevista em contratos empresariais

A cláusula de limitação de responsabilidade concede às partes a possibilidade de estabelecer um limite ao efeito indenizatório da responsabilidade por descumprimentos contratuais mediante a previsão de um valor máximo de indenização. No Brasil, essa cláusula não possui delimitação legal específica, porém, em razão de sua frequência na prática, foram estabelecidos critérios para a determinação da extensão e dos limites que devem ser observados, para que sejam reputadas como válidas. 

Contencioso
26/03/2024

Enlaço de família: Mulheres que se casam em separação de bens | O protagonismo das mulheres no planejamento patrimonial, sucessório e tributário das famílias

Contaremos a seguir três estórias: uma é real e, embora as outras duas sejam fictícias, qualquer similaridade com fatos reais não é mera coincidência.

Planejamento Sucessório e Patrimonial
26/03/2024

Cobrança Extrajudicial de Dívida Prescrita: Vale o Risco?

O credor de dívida vencida e não paga tem o direito de cobrá-la na justiça, mas, a partir do momento em que a obrigação vence, ele tem um prazo específico para adotar tal providência, que varia a depender da natureza do crédito. Na hipótese do credor ainda ajuizar a ação após encerrado esse período, o devedor pode defender-se e requerer a extinção da ação em virtude da ocorrência da prescrição, o que é pacificado pelos tribunais.

Contencioso
26/03/2024

Reflexões sobre o regime de bens em casamento de pessoas com mais de 70 anos

O início do calendário judiciário neste ano veio acompanhado de uma importante decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no sentido de que o regime obrigatório de separação de bens em casamentos e uniões estáveis envolvendo pessoas com mais de 70 anos pode ser alterado pela vontade das partes, o que significa que se firmou entendimento contrário à obrigação de adoção do regime de separação de bens (ARE 1309642). 

Contencioso
25/03/2024

Regulamentação de Caução Ambiental para Barragens no Estado de Minas Gerais

A Lei Estadual n. 23.291/2019, que institui a Política Estadual de Segurança de Barragens ("PESB”) de Minas Gerais, previu na alínea “b” do inciso I e na alínea “b” do inciso III, ambos do art. 7º, que compõem as fases de obtenção de licenças prévia e de operação para empreendimentos de barragens no Estado de Minas Gerais, a obrigação de o empreendedor apresentar proposta de caução ambiental, a ser estabelecida em regulamento próprio, com o propósito de garantir a recuperação socioambiental para casos de sinistro e para desativação da barragem.

Ambiental e Minerário
25/03/2024

Familiares com diferentes ou múltiplas residências fiscais - Desafios Tributários

É cada vez mais constante a situação de famílias com membros que possuem diferentes nacionalidades¹ e, às vezes, múltiplas cidadanias² ou residências fiscais³. Foi-se o tempo em que isso era uma particularidade de famílias mais abastadas; hoje em dia essa situação tem se tornado cada vez mais comum.

Tributária
25/03/2024

Gestão fundiária para a mineração: a importância de uma completa due diligence imobiliária

A regularização fundiária é um instituto que visa a ocupação ordenada do solo, de maneira a atender a direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, promovendo a regularização da posse e ocupações legítimas, ao tempo em que visa também a promoção do desenvolvimento econômico. É justamente na promoção de riqueza que a atividade minerária está enquadrada.

Imobiliário e Minerário
22/03/2024

Sustentabilidade não é clichê, é uma necessidade. Logística Reversa? Avante!

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é a gestão dos resíduos gerados e a tentativa de reduzir o volume exorbitante proveniente do processo produtivo.

A busca por incentivar a implementação da logística reversa em vários segmentos industriais cresceu no Brasil, a partir da década de 1980, estimulada pelo crescimento da geração de resíduos, ligado às mudanças nos hábitos de consumo e à popularização de embalagens e produtos descartáveis. 

Ambiental
22/03/2024

Inspirações e desafios para a mineração: o Brasil rumo à transição energética

A mineração desempenha papel importante na economia brasileira e é responsável por significativa parcela do PIB nacional. Contudo, a percepção da mineração como uma atividade negativa aumentou consideravelmente nos últimos anos em todo o país. 

Em contraponto a esse entendimento, é importante reconhecer o papel que a mineração pode desempenhar na transição “Net Zero”. A população global não precisa da mineração apenas para sua sobrevivência e perpetuidade: a mineração é essencial para a transição do mundo em direção à economia Net Zero. 

Minerário
22/03/2024

A violência patrimonial e os seus reflexos na esfera fiscal

Quando se fala em violência contra as mulheres, assunto cada vez mais em evidência nos últimos tempos, muito se associa à violência física, psicológica e moral. Neste contexto, o que mais se vê nas campanhas de prevenção são hematomas, cicatrizes e marcas físicas deixadas pelo agressor, não sendo muito lembrada a chamada violência patrimonial ou financeira, que também é abarcada pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) como uma das cinco formas de violência contra as mulheres.

Tributário
21/03/2024

Para além das passarelas e tendências | Fusões e Aquisições na Indústria da Moda: Uma Análise Estratégica dos Casos Arezzo, Grupo Soma e LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton

A evolução da indústria da moda tem transcendido passarelas, vitrines e as fashion weeks ao redor do mundo. Movimentando trilhões de dólares anualmente , abrangendo desde vestuário e calçados até acessórios como joias e bolsas, essa indústria vem experimentando uma crescente tendência de fusões e aquisições (M&A) como estratégia para expansão e consolidação de mercado. Exemplos recentes e marcantes desse cenário, tanto no âmbito nacional quanto internacional, incluem os casos de grandes conglomerados como Arezzo&Co com o Grupo Soma e LVMH com a Tiffany & Co., cada um com suas respectivas estratégias de mercado, objetivos de criação de valor e sinergias.


Societário M&A
21/03/2024

Muito além das roupas: as operações de M&A na indústria da moda e os mecanismos para manutenção da identidade criativa da marca

Ao desejar e comprar determinada peça de roupa, muitas vezes nos esquecemos de todo o processo industrial e produtivo que antecede a chegada do produto na loja. Muito além de lançar tendências, a indústria têxtil e de confecção do Brasil representa um pilar da economia nacional, que, mesmo no cenário pós pandêmico de 2021, registrou faturamento de R$ 194 bilhões e recebeu investimentos de R$4,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)¹. 

Societário M&A
21/03/2024

Tech M&A: os cuidados necessários em operações de M&A envolvendo ativos tecnológicos

Nos últimos anos, verificou-se um grande aumento de operações de fusões e aquisições - M&As no setor de tecnologia, os chamados Tech M&As, de acordo com as pesquisas apresentadas no artigo Tech M&A Outlook Survey: A historic bust-to-boom reversal in 2024, de Brenon Daly. Sociedades não só do setor de tecnologia, buscam, cada vez mais, desenvolver e manter a relevância no mundo digital, adquirir tecnologias complementares, expandir o mercado e impulsionar o seu crescimento. 

Societário M&A
20/03/2024

Herança digital e monetização de perfis mantidos em redes sociais: aspectos jurídicos e legislativos

A sociedade torna-se cada vez mais digitalizada e, com isso, as discussões sobre a destinação das contas mantidas pelos usuários em plataformas digitais pós falecimento ganham especial relevância diante do inegável aspecto econômico que os perfis podem ter.

Contencioso, Arbitragem e Mediação
20/03/2024

Impasses na homologação de sentença arbitral estrangeira no Brasil

A arbitragem é vista, mundialmente, como uma forma alternativa para resolução de conflitos. No Brasil, ela foi amplamente adotada por pessoas físicas e jurídicas devido ao seu método simples, ágil e informal, após a criação da Lei nº 9.307/1996, somada à reforma da Lei nº 13.129/2015.

Contencioso, Arbitragem e Mediação
20/03/2024

Inteligência Artificial: o AI Act, oportunidades e riscos no cenário brasileiro

Inteligência Artificial (IA) é ramo da ciência da computação que desenvolve sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que poderiam exigir de inteligência humana. Estes sistemas são projetados para aprender com dados, reconhecer padrões, tomar decisões e resolver problemas. O uso dessas tecnologias intensificou-se nos últimos anos com a propagação de assistentes virtuais, reconhecimento facial, deepfake, carros autônomos, recomendações de conteúdos, diagnósticos médicos, traduções, previsões de mercado de capitais, segurança cibernética, criação de conteúdos, artigos e fotografias. 

TMT, Privacidade e Proteção de Dados
19/03/2024

Aplicação da retroatividade do depósito judicial à luz do Tema Repetitivo 677 do Superior Tribunal de Justiça

Há tempos se discute a incidência de consectários legais fixados no título executivo sobre o valor depositado em juízo, até o efetivo levantamento pelo exequente. Anteriormente, o entendimento que tínhamos era de que o depósito judicial do montante executado extinguia a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada. Ou seja, quando realizado, ainda que para garantir o juízo, o depósito judicial isentava o devedor da obrigação de arcar com atualização monetária e juros moratórios, a partir dessa data até o efetivo levantamento pelo credor. 

Contencioso
19/03/2024

Propriedade Intelectual dentro da Indústria da Moda

A proteção buscada pela Indústria da Moda é diretamente relacionada ao fator econômico, sob a ótica da tutela dos direitos e interesses do criador da obra. Logo, as criações são objeto de proteção pelas normas referentes ao direito autoral e à propriedade intelectual e industrial. 

O artigo 2º da Lei de Propriedade Industrial – Lei 9.279/96 prescreve que a proteção da propriedade intelectual corresponde à defesa do comércio, do serviço e da indústria, e visa a resguardar os direitos de patentes de invenção de modelos de utilidade, de desenhos ou modelos industriais, das marcas de fábrica ou de comércio, das marcas de serviço, do nome comercial e das indicações de proveniência ou de denominações de origem, bem como a repressão à concorrência desleal e às falsas indicações geográficas. 

Contencioso e Propriedade Intelectual
19/03/2024

Inteligência Artificial e os decorrentes desafios no âmbito do trabalho

A rápida evolução da inteligência artificial (IA) está remodelando fundamentalmente o ambiente de trabalho em todo o mundo. À medida que empresas e organizações buscam aproveitar os avanços tecnológicos para aumentar a eficiência, surgem pontos de atenção e oportunidades únicas. 

Neste artigo não pretendemos esgotar o tema, mas, sim, refletir um pouco sobre como a IA está moldando o mercado de trabalho, os desafios que acompanham essa transformação, bem como as possibilidades que ela oferece aos profissionais e empregadores em termos de inovação e progresso.

Trabalhista
18/03/2024

O Impacto da Inteligência Artificial e da Automação nos Processos de Due Diligence em Transações de M&A

Desde meados do século XVIII, a sociedade tem sido marcada por uma série de revoluções industriais, cada uma, com suas peculiaridades, modificando as estruturas socioeconômicas. Atualmente, estamos na chamada 4ª Revolução Industrial, caracterizada pelo avanço da Inteligência Artificial (IA) e da automação, que estão transformando radicalmente a forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos. A IA tem suas raízes no século XX, com Alan Turing e seu "Jogo da Imitação", e foi cunhada por John McCarthy, antecipando o desenvolvimento de sistemas inteligentes capazes de desempenhar tarefas humanas.

Societária M&A
18/03/2024

Arbitragem e a Cláusula de Earn-out em M&A

No contexto prático das operações de M&A, um dos pontos focais de discussão entre as partes está no preço de aquisição da sociedade-alvo, o qual tende a gerar diversos impasses e até mesmo levar ao fim das tratativas. Isto porque o vendedor tende a entender que o ativo vale mais do que o comprador, o que, inclusive, é explicado pela teoria da economia comportamental. É nesse cenário que surgem os mecanismos contratuais que aproximam as expectativas das partes, viabilizando não só a conclusão das transações, mas também o seu sucesso, como a cláusula de earn-out

Societário e Arbitragem
18/03/2024

A litigância predatória da Fazenda Pública e a vulnerabilidade do contribuinte bom pagador

A “litigância predatória” ou “advocacia predatória” é uma prática que, infelizmente, existe no nosso sistema jurídico e que consiste, basicamente, no ajuizamento de ações em massa, através de petições padronizadas, superficiais e genéricas, em nome de pessoas vulneráveis e com o propósito de enriquecimento ilícito.

Tributária
15/03/2024

A Sociedade Empresarial x o Casamento: A importância da Resolução de Conflitos

Assim como o casamento, a sociedade empresarial é uma união de indivíduos que buscam um objetivo comum. Ambos envolvem compromisso, colaboração e, inevitavelmente, desafios. Neste artigo, exploraremos a analogia entre sociedade e casamento, destacando a importância de prever formas eficazes de resolução de conflitos nas relações empresariais.

Societário M&A
15/03/2024

Notas Comerciais e a Captação de Recursos Financeiros: A Porta de Entrada para o Mercado de Capitais para as Sociedades Limitadas

Um dos grandes desafios de qualquer empresa é a captação de recursos financeiros, seja buscando o capital próprio de seus sócios, seja buscando capital junto a terceiros. Essa busca pode ocorrer por diversas formas, mas a depender do tipo societário adotado pela empresa que pretende captar, seu acesso será mais ou menos amplo em relação às opções existentes, em especial quando se fala nas modalidades de captação oferecidas pelos Mercados Financeiro e de Capitais. Explicamos: as sociedades empresárias limitadas – que representavam, em 2023, 31,47% de todas as empresas ativas no Brasil e 21,07% de todas as empresas abertas naquele ano, perdendo apenas para o registro de empresário individual1 – têm uma série de limitações de acesso ao mercado, por não estar autorizada a emitir diversos tipos de títulos que estão disponíveis para sociedades anônimas, por exemplo.

Societário e Mercado Bancário e de Capitais
15/03/2024

Rumo à regulamentação do mercado brasileiro de créditos de carbono

Há muito tempo se discute sobre a regulamentação nacional do mercado de créditos de carbono, restando-se evidente a necessidade de se instituir marco regulatório consolidado, claro e eficaz, capaz de alavancar, de fato, a redução da emissão de gases de efeito estufa (“GEE”) e impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, em alinhamento com a Política Nacional sobre Mudanças do Clima (“PNMC”), instituída pela Lei Federal nº 12.187/2009, e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, promulgada pelo Decreto Federal nº 2.652/1998.

Infraestrutura
14/03/2024

O Diálogo Competitivo nas contratações de PPPs

A publicação da Lei nº 14.133/2021, conhecida como a “Nova Lei de Licitações e Contratos”, marcou uma significativa mudança no cenário jurídico brasileiro em relação aos processos licitatórios de contratações públicas. Datada de 1º de abril de 2021, a lei entrou em vigor imediatamente, mas seu período de transição perdurou até 30 de dezembro de 2023, momento em que foram revogados todos os normativos anteriores relacionados ao tema.

Infraestrutura
14/03/2024

Mulheres e o sistema tributário pós-reforma – impactos da reforma tributária na redução da desigualdade da tributação percebida por homens e mulheres

A tributação é elemento fundamental para o funcionamento do Estado, pois é por meio dela que são arrecadados os recursos necessários para financiar as atividades governamentais essenciais às garantias constitucionais, preservando os valores instituídos pela Constituição. É importante, no entanto, que a tributação seja realizada de forma justa e equitativa, respeitando as garantias constitucionais dos cidadãos, como a igualdade perante a lei e a proteção dos direitos individuais.

Tributária
14/03/2024

O reconhecimento de parentesco socioafetivo e seus efeitos no planejamento patrimonial e sucessório

Historicamente, o conceito jurídico de família sofreu alterações significativas que acompanharam a evolução da sociedade. Nesse sentido, atualmente, a Constituição Federal de 1988 (“CFRB”) admite diversas formas de constituição de família e filiação. A Carta Magna dispôs que a entidade familiar é formada por qualquer dos pais e seus descendentes (CFRB, art. 226, §4º) e, por sua vez, o artigo 1.593 do Código Civil de 2002 estabeleceu: “O parentesco é natural ou civil, conforme resulte de consanguinidade ou outra origem”. A jurisprudência brasileira entende que, dentre as demais origens de parentesco compreendidas na expressão “outra origem”, encontra-se o afeto.

Wealth Planning
13/03/2024

Arbitragem e Dispute Board nos Negócios Imobiliários

*Com coautoria de Eduarda Teixeira Martins 

Ao tratar de negócios imobiliários, é comum estabelecer uma relação imediata a incorporações imobiliárias e loteamentos, isso porque, tais setores movimentam de forma exponencial o mercado imobiliário brasileiro.  Contudo, também estão presentes no dia a dia outros tipos de negócios, de segmentos variados, que, seja de forma direta ou indireta estão atrelados ao mercado imobiliário.

Contencioso, Arbitragem e Imobiliário
13/03/2024

Impactos da reforma tributária nos créditos de ICMS acumulados

Desde a aprovação histórica da reforma tributária em dezembro de 2023, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 132, várias alterações importantes decorrentes do novo sistema tributário vêm demandando atenção dos contribuintes, especialmente aquelas que requerem uma postura ativa e antecipada, na busca por alternativas para minimizar o impacto financeiro negativo das novas regras e focar os recursos existentes na geração de novas oportunidades negociais.

Tributária
13/03/2024

Extensão ou Recarregamento de Alienações Fiduciárias e Hipotecas

O Marco Legal das Garantias (Lei 14.711/2023) trouxe uma série de alterações para os regramentos das garantias imobiliárias em geral, objetivando atualizar e dinamizar os procedimentos, envolvendo principalmente a hipoteca e a alienação fiduciária.

Consultivo Imobiliário
12/03/2024

A liquidação antecipada de garantia em Execução Fiscal

A Lei nº 6.830/1980, conhecida como Lei das Execuções Fiscais (LEF), exige a apresentação de garantia como condição prévia para que o contribuinte possa discutir a cobrança do crédito tributário por meio da oposição de Embargos à Execução.

Tributária
12/03/2024

Redução de jornada para empregados com filhos portadores de necessidades especiais – Posicionamento da Jurisprudência

Em edições anteriores, já tratamos de temas que afetam as relações de trabalho em razão das responsabilidades que pais e mães assumem com a criação de seus filhos, como por exemplo o artigo de parentalidade que tratamos na edição de 2021.  

Trabalhista
12/03/2024

Sugar Tax: Impactos na saúde pública, economia e legislação

Nos últimos anos, a crescente incidência de doenças crônicas não transmissíveis, em especial a obesidade, doenças cardiovasculares e a diabetes, tem gerado novas e grandes preocupações globais sobre os hábitos alimentares e seu impacto na saúde pública. 

Tributária
11/03/2024

“Só no papel não é legal” - Da efetividade das políticas corporativas

ESG. Quanto maior a empresa, mais numerosas são as políticas criadas e desenvolvidas para fazer coro com essas 3 (três) letras que já se tornaram lugar comum, não só no mundo corporativo, mas na mídia em geral.

Trabalhista
11/03/2024

Transações de M&A: O Papel da Mediação na Resolução Colaborativa de Conflitos

Fusões e Aquisições, comumente abreviadas como M&A (do inglês "Mergers and Acquisitions"), é o termo geral utilizado para designar o processo de consolidação de um ou mais negócios por meio de diferentes transações financeiras e societárias, que permitem que empresas sejam compradas, vendidas, concentradas, ou, ainda, que realizem ou recebam investimentos, dentre outras possibilidades. O objetivo principal das operações de M&A é utilizar a sinergia existente entre diferentes negócios para que o todo tenha maior valor que a soma das partes (cada negócio operando separadamente).

Societário e Arbitragem
11/03/2024

O papel da mulher nas investigações sensíveis

É com pesar que observamos uma tendência crescente e preocupante: o número de denúncias de assédio em ambientes corporativos está aumentando. Segundo dados do Ministério Público, somente no ano de 2023, foram registradas 8.508 denúncias de assédio moral e sexual.

Compliance
08/03/2024

Mecanismos de apoio e equidade de gênero: Entendendo o Relatório de Transparência

Hoje, 8 de março, dia internacional da mulher, data oportuna para compartilharmos esse artigo que traz considerações sobre a Lei de Igualdade Salarial (Lei 14.611/2023) publicada em julho de 2023  e os mecanismos legais existentes no Brasil para promover a equidade de gênero no ambiente de trabalho.

Trabalhista
08/03/2024

As Recomendações do GAFI e seus Reflexos nas Pessoas Obrigadas pelo COAF

O GAFI, Grupo de Ação Financeira, esteve no Brasil, em março de 2023, para a chamada Avaliação, que analisa o nível de conformidade do país com as 40 Recomendações do GAFI (“Recomendações”) e o nível de efetividade do sistema de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (“FT”) e da proliferação de armas de destruição em massa (“PLD/FTP”). Este artigo trata dos reflexos das Recomendações para as pessoas obrigadas (“PO”) – aquelas relacionadas no artigo 9º da Lei no 9.613, de 1998, para as quais os artigos 10 e 11 impõem obrigações de PLD/FTP - pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (“COAF”), por meio de seus instrumentos de fiscalização.

Compliance, Investigações e White-Collar