Série RT | IPVA na Reforma Tributária: Vilão ou Justiceiro?


Série RT | IPVA na Reforma Tributária: Vilão ou Justiceiro?


Nossa equipe Tributária, com o sócio Bruno Felippe Almeida e a advogada Juliana Federici Guedes, traz mais detalhes dos impactos da Reforma Tributária sobre a cobrança do IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

A PEC prevê a possibilidade de cobrança do IPVA sobre veículos aquáticos e aéreos, além dos automotores, e alíquotas progressivas em função do tipo, utilização, valor e impacto ambiental (atualmente já é previsto alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização). A previsão do governo é que haja maior arrecadação.

Com a alteração prevista na PEC de uma cobrança progressiva conforme o valor do veículo e o impacto ambiental causado por este, é esperado que os proprietários de automóveis de maior valor sejam imediatamente impactados, sujeitando-se a um imposto maior.

A questão principal é como será medida a poluição gerada por cada veículo e se haverá uma tabela padronizada ou vistorias periódicas para determinar a faixa de tributação. É necessário regular esses pontos para garantir que a progressividade da taxa seja justa e eficiente, evitando possíveis problemas legais ou que a medida seja ineficaz.

Confira aqui a análise completa em material especial elaborado por nossos especialistas.

#AzevedoSette #ReformaTributária #IPVA #PEC45A2019 #EmendaAglutinativa