O contrato de Seguro: Proteção para o que é especial


O contrato de Seguro: Proteção para o que é especial


Por Tássia Juliane Peixoto Alvim e Hélvia Dias de Araujo Oliveira Paiva 

Ao longo dos anos, as sociedades buscam, de todas as formas e de maneira instintiva, proteger aquilo que é considerado precioso. 

A busca pela proteção, segurança e diminuição de riscos, somados à complexidade das relações interpessoais e à globalização, fez nascer o contrato de seguro. 

Como registrou a Revista Apólice[1], o surgimento das civilizações e o crescimento do comércio geraram uma forma rudimentar de seguro, quando os grupos de comerciantes começaram a se juntar para dividir o risco das empreitadas uns dos outros, considerando que os homens passaram a fazer rotas comerciais cada vez mais longas, sempre com muitos riscos envolvidos. A consequência dessa união foi o surgimento do Contrato de Risco Marítimo para o financiamento dessas viagens, sendo este o precursor que deu início à uma modalidade de contratos que está em constante crescimento. 

Após isso, surgiram inúmeras espécies de contrato de seguro, cada um visando a proteção de um bem diferente. 

Atualmente, é possível encontrar no mercado seguros de vida, de veículos, de residência, empresarial, seguro para acidentes pessoais, seguro viagem, seguro patrimonial, seguro garantia locatícia, seguro de produtos (eletrodomésticos, eletrônicos, aparelhos celulares) ... Enfim, há uma vasta lista de “bens seguráveis”. 

O fato é que: para tudo que é valioso, existe uma proteção ideal! 

Mirando o público feminino, o qual, como culturalmente construído, teria um “instinto de proteção” próprio, o mercado de seguros tem se mostrado cada vez mais diligente em oferecer contratos com garantias direcionadas especificamente às mulheres e à proteção daquilo que para elas mais importa. 

Nessa linha, a maioria das companhias seguradoras tem oferecido em seu “menu” de contratos, proteções exclusivas para o público feminino, com o objetivo de garantir o pagamento de indenização à segurada ou aos seus beneficiários do seguro, conforme o caso, observadas as coberturas contratadas, tais como: indenização em caso da segurada ter diagnóstico de câncer de mama, ovário ou no colo do útero. Em alguns casos, também há coberturas específicas para diagnóstico de doenças congênitas nos filhos das seguradas. 

Há seguros, denominados “prestamistas”, que estão atrelados a uma dívida ou compromisso financeiro adquirido pelo segurado. Eles têm como objetivo cobrir o saldo devedor caso ocorram sinistros cobertos, como, por exemplo, desemprego ou perda de renda, incapacidade temporária para o trabalho e/ou a de doenças graves, garantindo a amortização ou quitação da dívida contraída pelo segurado. 

No ramo de seguro veicular, também há peculiaridades: os contratos de seguro veicular específicos para mulheres costumam ter cotação com valor muito abaixo dos contratos elaborados para os homens. Isso porque o público feminino, historicamente, apresenta um índice de sinistros muito menor do que o masculino conforme sinalizam pesquisas das próprias seguradoras. 

Assim, quanto menor o risco, menor o valor a ser despendido na contratação. Isto porque, quando as chances de ocorrência dos sinistros são menores, as seguradoras entendem que poderão não ser acionadas durante a vigência do contrato. 

Os seguros veiculares específicos para mulheres costumam trazer não apenas as coberturas básicas preestabelecidas, mas, também, benefícios acessórios, tais como: crédito em aplicativos de transporte, cursos de mecânica e direção defensiva, assistência 24h, com guincho para situações como pneu furado e panes e diversos descontos exclusivos em produtos, estabelecimentos e serviços.

Há seguradoras que oferecem benefícios especiais, como descontos em academias, consulta gratuita para pets, reparos em eletrodomésticos, desconto para compra da cadeira infantil, assistências residenciais, entre outros. 

Não que as mulheres sejam frágeis e indefesas (longe disso!). É evidente que aquele papo de que mulher é sexo frágil não existe mais! 

No entanto, justamente considerando todos os inúmeros assuntos que ocupam a mente de uma mulher moderna diariamente, é confortante saber que o mercado securitário, preocupado em atender especificamente suas necessidades, oferece várias opções de serviços para facilitar o dia a dia feminino.

E, como dito inicialmente, buscamos proteção para todas as coisas importantes nas nossas vidas. Os contratos de seguro têm justamente este objetivo: garantir segurança, amparo e tranquilidade para situações adversas. Quanto aos acessórios desses contratos, é muito bem-vindo tudo o que possa vir a oferecer uma ajuda extra! Se o ser humano gosta de se sentir protegido, para a mulher esta sensação é ainda mais prazerosa e reconfortante.

Sem dúvidas, de um modo geral, esses contratos são de extrema importância para a segurança patrimonial e o planejamento financeiro. 

No entanto, é preciso estar atento para firmar apólices que realmente atendam às necessidades do contratante. Conhecer os principais termos usados no ramo securitário, buscar informações, informar corretamente propostas e responder com clareza as avaliações de risco são condutas indispensáveis para que o contrato atenda perfeitamente aos interesses do segurado. Além disso, é importante contar com corretores de seguro que possuam credibilidade no mercado, visando contratar um serviço de qualidade.

Afinal, o que se busca é tranquilidade! 

[1] https://www.revistaapolice.com.br/2018/10/a-historia-do-seguro/