Novo programa da Secretaria de Fazenda do Rio oferece descontos para pagamento de débitos de ICMS


Novo programa da Secretaria de Fazenda do Rio oferece descontos para pagamento de débitos de ICMS


Os contribuintes com débito de ICMS até 31 de dezembro de 2013 já podem regularizar sua situação com o fisco estadual por meio do parcelamento que a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ) abriu na última sexta-feira, 1º de agosto.

Instituído pelo Decreto nº 44.780/2014 e regulamentado pela Resolução Conjunta SEFAZ/PGE 176/14, o programa é inédito e permite a utilização de créditos acumulados do ICMS do próprio estabelecimento, limitada a 50% (cinquenta por cento) do débito, devendo o montante remanescente ser pago em espécie.

Além do benefício da utilização de saldo credor, o novo programa terá juros mensais prefixados e o parcelamento poderá ser de até 120 vezes (10 anos) – os programas anteriores tinham até 60 parcelas (cinco anos).

Se o contribuinte optar pelo pagamento em parcela única, terá direito a 75% de desconto nas multas punitivas e moratórias e 60% nos acréscimos legais. Já se a opção for pelo parcelamento em até 120 vezes, serão 50% de desconto nas multas e 40% nos acréscimos legais.

Aqueles que optarem por quitar o débito em até 24 vezes pagarão juros de 0,672%; quem definir por 25 a 60 prestações pagará 0,853% e os que quiserem parcelar entre 61 e 120 vezes haverá incidência de 1,08% de juros.

Os contribuintes interessados terão até o dia 30 de setembro para se cadastrar.

Demais dúvidas, a equipe da Área Tributária do Azevedo Sette Advogados se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.