Novo governo implementa alterações institucionais em Compliance e Comércio Internacional


Novo governo implementa alterações institucionais em Compliance e Comércio Internacional


Por Luiz Eduardo Salles, Lucas Mandelbaum Bianchini e Pedro Martins Zuffo*

O informativo a seguir apresenta as principais alterações implementadas na estrutura institucional da administração pública durante a primeira semana do novo governo, destacando temas de relevância para as áreas de Compliance e Comércio Internacional.

Compliance

  • COAF retorna ao Ministério da Fazenda: o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão responsável pela prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa deixa de estar vinculado ao Banco Central e retorna a estrutura do Ministério da Fazenda. Disponível em: Decreto nº 11.344 de 1º de janeiro de 2023
  • Empossado o Ministro da CGU: Vinícius Marques de Carvalho foi nomeado como Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União. O Ministro tomou posse do cargo em solenidade em 3 de janeiro de 2023. Disponível em: Decreto CGU de 1º de janeiro de 2023. 
  • Criação da Secretaria Nacional de Acesso à Informação: a nova Secretaria, criada na estrutura organizacional da CGU, tem como competências (i) atuar preventivamente para garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, emitindo diretrizes e orientações sobre o tema; (ii) decidir sobre os recursos de 3ª instância da Lei de Acesso à Informação. Disponível em: Decreto nº 11.330, de 1º de janeiro de 2023. 
  • Redução da multa em acordos de leniência: foi publicada a Portaria Normativa Interministerial nº 36, de 7 de dezembro de 2022, ainda em 2022 e durante o governo anterior, que delimita os critérios de redução de multa aplicáveis a pessoas jurídicas que celebrem acordos de leniência. A Portaria determina a forma de análise dos critérios de iniciativa de autodenúncia, grau de colaboração e condições relevantes em acordos de leniência sobre a prática de atos lesivos à administração pública.

Comércio Internacional

  • Fragmentação do Ministério da Economia: o Ministério da Economia foi desmembrado, com a recriação do Ministério da Fazenda, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (“MDIC”) e Ministério do Planejamento e Orçamento. Disponível em: Medida Provisória nº 1.154, de 1º de janeiro de 2023. 
  • Empossados Ministros da Fazenda, MDIC e Planejamento: foram nomeados e empossados: (i) Fernando Haddad, para o cargo de Ministro da Fazenda; (ii) Geraldo Alckmin, para o cargo de Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e; (iii) Simone Tebet, para o cargo de Ministra do Planejamento e Orçamento. Disponível em: Decreto de 1º de janeiro de 2023. 
  • Ministro anuncia cargos relevantes ao comércio internacional: Ministro Geraldo Alckmin anunciou (i) Tatiana Prazeres como Secretária de Comércio Exterior (“SECEX”); (ii) Jorge Viana na Presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (“APEX”), e; (iii) Andrea Macera como Secretária de Competitividade e Política Regulatória. Disponível em: Nota 1 e 2
  • Divisão das competências sobre o comércio internacional: com o desmembramento do Ministério da Economia, as competências sobre o comércio internacional foram divididas da seguinte forma: (i) Ministério da Fazenda assume a competência de fiscalização e controle do comércio internacional; (ii) MDIC assume as competências de definição de políticas, regulamentação e execução dos programas e das atividades relativas ao comércio internacional, bem como participação em negociações internacionais e aplicação de mecanismos de defesa comercial; (iii) Ministério do Planejamento e Orçamento elaborará subsídios para o planejamento e a formulação de políticas públicas de longo prazo. Disponível em: Medida Provisória nº 1.154, de 1º de janeiro de 2023.
  • Secretaria-Executiva da CAMEX retorna ao MDIC: a Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-CAMEX) compõe a estrutura organizacional do MDIC, contando com três assessorias especiais: (i) Assessoria Especial de Temas Não-Tarifários e Financiamento à Exportação; (ii) Assessoria Especial de Política Tarifária e Defesa Comercial, e; (iii) Assessoria Especial de Apoio à Exportação e Investimentos Estrangeiros. Disponível em: Decreto nº 11.340, de 1º de janeiro de 2023.
  • Criação da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria: a nova Secretaria, criada no âmbito do MDIC, terá como competência propor, implementar e avaliar o planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento da economia verde, das estratégias de descarbonização dos setores produtivos, e fomento à bioindústria no país. Disponível em: Decreto nº 11.340, de 1º de janeiro de 2023.

Para mais informações sobre os temas discutidos acima, entre em contato com nossas áreas de Compliance e Comércio Internacional.