“Do lixo ao lucro” | Parte II - Economia Circular como um novo modelo econômico, sua confluência com as práticas de ESG e seus desafios


“Do lixo ao lucro” | Parte II - Economia Circular como um novo modelo econômico, sua confluência com as práticas de ESG e seus desafios


Por Bruna Fiche Ferreira Meirelles, Marina Silva Correa, Nathália Valadares Ferreira, Svetlana Maria de Miranda 

A economia circular tem sido cada vez mais reconhecida como um novo modelo de negócio que pode trazer benefícios significativos para a sociedade, para as empresas e para o meio ambiente. Isto porque, como visto na Parte I deste artigo, em suma, a economia circular se concentra em maximizar a utilização de recursos renováveis, minimizar o desperdício e promover a regeneração de recursos naturais. 

Este novo modelo de negócio está intimamente relacionado ao ESG (Environmental, social, and corporate governance)1, uma vez que ambos se concentram na promoção de práticas sustentáveis em todas as áreas de negócios, de maneira que a implementação da economia circular e, consequentemente, a implementação de práticas sustentáveis, podem trazer benefícios2 significativos tanto para a empresa quanto para a sociedade. 

Além disso, a economia circular desempenha  papel importante na redução das mudanças climáticas3, já que, como discorrido no artigo ““Do lixo ao lucro” | Parte I -  Economia Circular como caminho estratégico para o setor produtivo”, ela busca maximizar a eficiência do uso de recursos e minimizar o desperdício de materiais, energia e recursos naturais não renováveis, fomentando, entre outros, o uso de fontes de energia renováveis, proteção de ecossistemas naturais, redução do desperdício de alimentos e matérias primas, bem como estimulação de inovações tecnológicas mais sustentáveis. 

No Brasil, a economia circular está diretamente relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (“PNRS”)4 , já que as práticas e princípios da economia circular estão alinhados com os objetivos e diretrizes dessa norma. A integração dessas duas abordagens vem trazendo benefícios significativos para a sociedade, tais como: a redução da demanda por recursos naturais, a redução da emissão de gases de efeito estufa ou, até mesmo a neutralização de gases poluentes de toda a cadeia produtiva e a geração de empregos e renda por meio da reciclagem e reutilização/reaproveitamento de materiais. 

Embora seja um conceito importante e necessário para a sustentabilidade ambiental, a implementação da economia circular no Brasil enfrenta diversos desafios, tais como:  

(i) Falta de conscientização e cultura de descarte: muitas pessoas e empresas ainda não estão conscientes dos benefícios da economia circular e continuam a descartar resíduos de forma inadequada. A cultura do consumo excessivo também é um desafio para a implementação da economia circular;  

(ii) Falta de investimento em infraestrutura e tecnologia para apoiar a transição de uma economia linear para uma economia circular. A implementação desta última exige o uso de tecnologias avançadas para garantir a eficiência na gestão dos recursos e na reciclagem de materiais, além de ser necessário investir em infraestrutura de coleta e processamento de resíduos, a fim de garantir que os materiais possam ser reciclados e reintroduzidos na cadeia de produção;  

(iii) Regulamentação insuficiente e dependência do poder público para regularização ambiental de projetos: A falta de regulamentação clara e específica para a economia circular dificulta a implementação desse modelo pelas empresas e organizações. Ademais, a depender do fluxo produtivo que se deseja implementar, é necessária a regularização (licenciamento ambiental) junto aos órgãos ambientais competentes, o que pode dificultar ou impedir a concretização do projeto; e  

(iv) Dificuldade em integrar a economia circular na cadeia produtiva: A implementação da economia circular requer uma mudança na maneira como as empresas pensam e operam, o que pode ser difícil de integrar na cadeia produtiva existente. Isso pode exigir a colaboração de fornecedores e parceiros de negócios para garantir a eficácia do modelo circular. 

Além dos desafios acima elencados, a ausência de cooperação e coordenação entre as empresas também pode ser considerada um grande desafio para a implementação eficiente da economia circular. Isto porque, para que a implementação da economia circular seja eficaz, é necessária uma coordenação responsável entre as empresas e a colaboração ao longo de toda a cadeia de valor, o que pode ser difícil de alcançar em um mercado altamente competitivo e fragmentado. 

O fato é que a sociedade vem enfrentando as consequências da baixa efetividade do modelo linear de economia. Essa dinâmica ocasiona um aumento considerável da produção residual, o que agrava os impactos ao ambiente e à saúde humana. 

Por fim, conclui-se que a economia circular pode ser considerada um novo modelo de negócio e pode trazer benefícios significativos para a sociedade, as empresas e o meio ambiente. Por outro lado, a implementação deste modelo de negócio enfrenta alguns desafios, tais como a necessidade de mudanças estratégicas na cultura e na mentalidade empresarial, a falta de investimento em infraestrutura e tecnologia e de cooperação e coordenação entre as empresas, regulamentação insuficiente e, por fim, certa dificuldade de regularização junto aos órgãos ambientais competentes.  

Assim, não restam dúvidas acerca da necessidade de mudanças estratégicas no setor privado (e público) que preencham a carência de funcionalidade em relação a este novo modelo econômico, no qual a economia circular está inserida, visando a soluções práticas e factíveis para tais desafios.

Bibliografia:

NASA Global Climate Change. Causes. 2022. Disponível em: <https://climate.nasa.gov/causes/>. Acesso em: 05/03/2023.

Ellen MacArthur Foundation. What is the circular economy? A Guide to Getting Started. 2021. Disponível em: <https://www.ellenmacarthurfoundation.org/circular-economy/what-is-the-circular-economy>. Acesso em: 05/03/2023. 

Gonçalves, R., Ferreira, F., & Costa, L.. Economia circular: conceitos e desafios. Cadernos de Prospecção, 12(1), 1-18. 2019. 

Economia circular: entenda o que é, suas características e benefícios. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/economia-circular/>. Acesso em: 05/03/2023. 

Brasil. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 05/03/2023. 

Economia circular: oportunidades e desafios para a indústria brasileira. Confederação Nacional da Indústria. Brasília: CNI, 2018.

Referências:

1 Conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. 

2 Parte I deste artigo. 

3 De acordo com evidências científicas, atualmente, a maior parte das mudanças climáticas observadas nas últimas décadas são, em grande parte, causadas pela atividade humana, especialmente pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. 

4 Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.