Secretaria de Comércio Exterior abre consulta pública sobre negociações comerciais com Japão e Coreia do Sul


Secretaria de Comércio Exterior abre consulta pública sobre negociações comerciais com Japão e Coreia do Sul


A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) iniciou hoje (02/02/2017) uma consulta pública direcionada ao setor privado sobre negociações comerciais com o Japão e a Coreia do Sul. O objetivo é ouvir empresários sobre seus interesses em novos acordos comerciais a serem negociados entre Mercosul e cada um desses países, para o estabelecimento de concessões tarifárias mútuas.

A participação do setor privado é a principal forma de a SECEX identificar o interesse e a sensibilidade das negociações. É muito importante que as empresas que tenham interesse exportador ou sofram concorrência de importações do Japão e da Coreia do Sul se preparem e se mobilizem, de forma a evitar perda de oportunidades ou prejuízo. Associações ou entidades de classe podem se manifestar.

Para cada item tarifário, deve ser indicado o prazo de desgravação sugerido (variando de “imediata” até “em 15 anos”), ou o interesse em excluir determinados itens das negociações, acompanhado de justificativa. É possível ainda indicar, por exemplo, propostas de regras de origem e observações quanto a barreiras não tarifárias no mercado de destino.

Segundo o MDIC, todas as informações fornecidas serão tratadas em caráter sigiloso e devidamente analisadas para a definição da posição brasileira.

O prazo para recebimento das propostas é 3 de abril de 2017.

A equipe de Direito Econômico Azevedo Sette está à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, pelo telefone +55 (11) 4083-7600 e/ou endereço eletrônico lsalles@azevedosette.com.br.