Gamificação no mundo corporativo: nova tendência para engajamento e desenvolvimento profissional


Gamificação no mundo corporativo: nova tendência para engajamento e desenvolvimento profissional


Por Fernanda de Araujo Nunes

Superar obstáculos, ganhar pontos, passar de fases, derrotar chefões. A Geração Y– pessoas que nasceram entre os anos 80 e 2000, também chamadas de geração da Internet e/ou millenials – cresceu “coletando moedas” e “salvando princesas” nos jogos de videogames e, atualmente, representa aproximadamente 25% da força de trabalho do Brasil. Mas o que essa experiência pode contribuir para o mundo corporativo atual?

Essa geração de profissionais é composta por adultos dinâmicos, criativos e altamente tecnológicos, de modo que, no modelo corporativo atual, tradicional e engessado, muitos desses jovens se sentem desmotivados. E é nesse cenário que a gamificação entra como personagem principal para uma nova forma de engajamento e desenvolvimento profissional. Isso mesmo, a gamificação é uma tendência crescente nos dias de hoje, pois traduz a expectativa desses profissionais acostumados com dinâmicas e competições, refletida na vida real como ferramenta de crescimento e desenvolvimento em empresas, no campo educacional, marketing e etc.

Conceituada como o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes corporativos ou não, a gamificação busca levar conhecimento de maneira prática, divertida e eficaz nos ambientes de trabalho. Em outras palavras: a Gamificação consiste em trazer ao mundo real a sensação de conquista, evolução e conclusão de desafios e objetivos, assim como nos games. Assim, ela incentiva o seu jogador (profissional ou estudante) a continuar naquele caminho para completar missões e elevar seu nível de desempenho, experiência, reconhecimento etc. 

Vamos a um exemplo: esse método foi utilizado nos Estados Unidos para educação no trânsito. A dinâmica consistia em passar nos radares abaixo da velocidade permitida e, como consequência, ganhavam um ticket para concorrer numa loteria. Ou seja, aplicação da ideia de utilização de um recurso lúdicos para incentivar mudança de comportamento. Outro exemplo, são os aplicativos de registros de atividades físicas. Diariamente são registradas suas metas e desempenho, proporcionando ao usuário prêmios e quantificação de novas habilidades e recordes. Mais uma forma de incentivar uma mudança comportamental, através de desafios e competições “solo” ou em grupo.

Esta é exatamente a psicologia por traz desse novo enredo, a experiências da conquista e a superação como fatores que movem o ser humano em busca do novo, motivando comportamentos e criando a ideia de recompensa. E é a partir dessa ideia que a gamificação vem sendo considerada como uma ótima ferramenta para desenvolvimento de liderança, soft skills, estratégias e proporcionando ao profissional e ao mundo corporativo um ambiente com alto potencial de aprendizagem e saudavelmente desafiador.

E por que essa forma de desenvolvimento é mais atrativa nos dias de hoje, principalmente no mundo corporativo? A primeira ideia que nos vem à cabeça é o fato de o mercado de trabalho ser composto pela nova geração, que cresceu envolvida em tecnologia e games. Mas não é só isso. O que a gamificação tem de atraente é o fato de o seu método de aprendizagem ser a andragogia, que consiste na ciência de orientar adultos a aprender. E os adultos gostam de aprender a partir de elementos que fazem conexão com a prática diária, que trazem utilidade e tem relação com experiências anteriores. Ou seja, a fórmula certeira que a gamificação representa! 

Uma vez que os adultos se sentem atraídos pela aprendizagem baseada em seus interesses e experiências, é importante proporcionar a eles o desenvolvimento profissional a partir de plataformas de incentivo, com contabilização de pontos (score), qualificações (badges) e evolução de níveis (“xp” - experience), além de uma ótima maneira de gerar engajamento e motivação para o cumprimento de objetivos e metas. E ainda pode se utilizar os elementos dos games para aprendizagem sobre riscos, visualização sistêmica de ambiente de trabalho, simulação da linha de produção e resultados, entre outros usos.  

E essa tendência já está em prática em algumas das maiores companhias globais, muitas possuem hoje ao menos uma ação gamificada em sua organização. Além disso, em 2019, o setor movimentou quase US$ 7 bilhões em todo o mundo, segundo levantamento do ReportLinker[1]. O mesmo estudo aponta que, até 2024, os investimentos em processos gamificados devem movimentar US$ 40 bilhões.

Uma grande siderúrgica nacional, por exemplo, investiu no treinamento de sua equipe por meio de jogos de realidade aumentada, que simulam o trabalho no pavilhão industrial, incentivando a participação e engajamento com os conteúdos, além de garantir a segurança dos colaboradores.

A Microsoft é outro exemplo de empresa que investiu na gamificação para treinamento dos colaboradores. Por meio da plataforma Microsoft Dynamics 365 Gamification é possível que as equipes trabalhem com testagem e encontrem de forma mais rápida e dinâmica as falhas de programação nos softwares desenvolvidos pela empresa.

Vemos aqui que diversos podem ser os benefícios da gamificação no mundo corporativo, sendo eles: o aumento de produtividade, engajamento, motivação, conquista e confiança; melhorar e ampliar a comunicação dos colaboradores; estimular a competição saudável entre os colegas de trabalho, mensuração de desempenho e entrega de feedbacks instantâneos, trazendo estímulo constante de melhoria ao profissional.

E a partir dessas vantagens, a demanda por essa nova tendência está em grande crescimento nas organizações, já sendo uma realidade e uma nova ferramenta de desenvolvimento e mudança comportamental, seja na vida profissional ou pessoal.

Como há muito já se fala, a tecnologia não é apenas o futuro, mas também o presente, sua evolução têm trazido muitas novas ferramentas, otimizado procedimentos e aprimorado técnicas e segurança. E o mundo corporativo precisa estar em contínua adaptação, inserido nas mudanças e novas realidades.

[1] Report Linker - Global Gamification Market By Solution , By Deployment , By Organization Size , By Application , By End-User Vertical , By Region, Competition, Forecast & Opportunities, 2024 - Disponível em: https://www.reportlinker.com/p05762137/Global-Gamification-Market-By-Solution-By-Deployment-By-Organization-Size-By-Application-By-End-User-Vertical-By-Region-Competition-Forecast-Opportunities.html?utm_source=PRN. Acesso em 14 de março de 2022.