ESG e Mineração: A chave para o sucesso?


ESG e Mineração: A chave para o sucesso?


O setor de mineração vem passando nos últimos tempos por desafios, principalmente, quanto à segurança das barragens e à relação com a comunidade, pautas essas bastante ressaltadas na mídia. Assim, as mineradoras estão tendo que se reinventar para se adequar às exigências cada vez mais rígidas do mercado e da legislação. Nesse sentido, adotar as práticas ESG pode representar uma chave para o sucesso? 

A resposta é sim. Como exposto no primeiro artigo da nossa série, as práticas ESG já assumiram um papel essencial nas tomadas de decisões dos investidores e na classificação do mercado, além de traduzirem-se em benefícios financeiros, em melhorias de reputação e em eficiências em sua organização interna. As práticas ESG vieram para ficar e quem não se adequar ficará para trás.

Pesquisa realizada pelo escritório de advocacia White&Case1 aponta que as políticas ESG são a segunda maior prioridade para o setor da mineração no ano de 2020, como se pode observar no gráfico a seguir: 


No contexto internacional, é válido destacar a publicação, em agosto deste ano, pelo Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Princípios para Investimento Responsável (PRI), do Padrão Global da Indústria para Gerenciamento de Rejeitos (Global Industry Standard on Tailings Management)2. Trata-se de orientação global para a gestão de rejeitos que contempla 15 princípios e 77 requisitos auditáveis a serem internalizados pelas empresas. O documento apresentado contém 6 seis eixos principais que englobam ações e práticas voltadas, por exemplo, a comunidades afetadas; rejeitos; gestão e governança; divulgação pública e acesso à informação – eixos esses em intrínseco diálogo com a agenda ESG. 

No âmbito nacional, e frente aos desafios apresentados pelo mercado e pela regulação brasileira (que, sobretudo em relação a regulamentação de barragens, vem sendo substancialmente modificada para prever obrigações mais rígidas aos mineradores), os players do setor mineral no Brasil começam a se inspirar na tendência mundial indicada pelo estudo realizado pelo escritório White & Case. Nessa linha, várias ações estão sendo implementadas pelas empresas do setor de mineração em prol da materialização dos pilares de ESG em suas operações. A rotina do setor vem sendo, nesse âmbito, satisfatoriamente guiada por práticas diversas que compreendem desde a captação de investimentos sustentáveis para projetos extrativos até compromissos de diminuição de emissão de gases de efeito estufa por meio de substituição progressiva da frota de caminhões e “fora de estrada”. As ações que impulsionam a inserção da pauta ESG na mineração não param por aí e contemplam iniciativas, inclusive, de implantação de matriz de energia 100% renovável em determinadas operações de mineração.  

Interessante destacar que o movimento em prol da inserção de práticas ESG no setor minerário extrapola a iniciativa do setor empresarial e encontra incentivos do próprio ente regulador, a Agência Nacional de Mineração (“ANM”). A ANM, por meio de sua Diretoria Colegiada e Assessoria especializada, vem trabalhando em processos de mediação entre mineradores e comunidades inseridas no contexto da operação mineral, e já obteve resultados relevantes na composição de interesses entre os diferentes stakeholders

Com esses exemplos em mente, fica fácil entender o porquê da importância da adoção das práticas ESG na mineração. Afinal, como dito acima, o mercado está mais vigilante, os clientes estão mais exigentes e frente à tendência global de adoção das práticas ESG, as empresas brasileiras se tornarão cada vez mais conscientes do seu papel enquanto agentes que impactam a sociedade3

Por causa dessa tendência, os bancos já começaram a adotar linhas de crédito, programas de financiamento e redução de juros para empresas que adotam práticas ESG, como é o caso do Banco Santander, BNDES e o Banco Mundial4. Um caso famoso noticiado nos últimos meses foi o da mineradora Sigma, que conseguiu um financiamento de US$ 45 milhões com o banco Société Générale, para o seu projeto de lítio, na qual boas condições foram obtidas em virtude da adoção das práticas ESG pela companhia, como por exemplo o “Green Mining” e “Local Community5.

Wilson Brumer, presidente do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), destacou que “seguir os padrões ESG, como gerenciar recursos hídricos, reduzir o consumo de energia e promover a diversidade, determinará o sucesso das empresas de mineração na captação de recursos. Se os comportamentos não mudarem, os projetos deixarão de atrair bancos e investidores”6. Trata-se de reflexão consciente e marcada por um tom de alerta e atenção. Se não podemos viver sem mineração, chegaremos em um momento em que a mineração não poderá viver sem a incorporação de práticas ESG. 

Para entender mais a aplicabilidade das práticas ESG em outros setores do mercado, acompanhem a nossa série de artigos!

*Participação do interno Vitor Emmanuel Viana Antunes Dantas

VEJA AINDA: ESG: A nova tendência do mercado

1 WHITE&CASE. Mining & Metals 2020: ESG front and center. Disponível em: https://www.whitecase.com/publications/insight/mining-metals-2020-esg-front-and-center. Acesso em: 15 out de 2020.

2 Padrão Global da Indústria para Gerenciamento de Rejeitos. Disponível em: https://globaltailingsreview.org/wp-content/uploads/2020/08/global-tailings-standard_PT.pdf. Acesso em: 16 de outubro de 2020. 

3 VALOR INVESTE. ESG: onda passageira ou ‘novo normal’ dos investimentos? https://valorinveste.globo.com/objetivo/hora-de-investir/noticia/2020/07/14/esg-onda-passageira-ou-novo-normal-dos-investimentos.ghtml. Acesso em 15 out de 2020. 

4 LEX LATIN. Questão da Governança Social e Ambiental para os Investidores. Disponível em: https://br.lexlatin.com/opiniao/questao-da-governanca-social-e-ambiental-para-os-investidores. Acesso em: 15 out de 2020. 

5 DIÁRIO DO COMÉRCIO. Sigma mineração terá financiamento de US$ 45 milhões para projeto de Lítio. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/economia/sigma-mineracao-tera-financiamento-de-us-45-milhoes-para-projeto-de-litio/. Acesso em: 15 out de 2020.

6 PORTAL DA MINERAÇÃO. Mineradoras devem ser companhias verdes para ter sucesso no mercado de capitais. Disponível em: https://portaldamineracao.com.br/ibram/mineradoras-devem-ser-companhias-verdes-para-ter-sucesso-no-mercado-de-capitais/. Acesso em: 15 out de 2020.