Fechar tela de impressão

Notícias

Alga causou mortandade de peixes na Lagoa, diz Secretaria

12/03/2010 – Carolina Lauriano/G1

Após 15 dias de mistério, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, revelou nesta sexta-feira (12) a causa da mortandade de 86,8 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. O motivo foi a proliferação da alga “chrysochromulina”, responsável pela liberação de uma toxina que afeta apenas os peixes.

Segundo a secretária, a proliferação repentina da alga aconteceu devido à grande quantidade de chuva que atingiu o Rio, no final do mês de fevereiro. A mortandade dos peixes aconteceu no último dia 26.

Marilene Ramos ressaltou que, no dia 25 de fevereiro, a chuva atingiu o patamar de 45 mililitros de água, no Jardim Botânico, bairro vizinho à Lagoa.

“Foi de fato o que suspeitávamos. O laudo do Museu Nacional assinado por biólogos indica que foi um tipo de alga o motivo. Essa proliferação aconteceu após um período de chuva quando o corpo hídrico fica mais doce”, explicou a secretária, que descartou a hipótese de que o esgoto lançado na Lagoa tenha prejudicado os peixes. Para ela, esse problema já foi resolvido pela Cedae. “Se fosse tudo floresta em volta, a Lagoa também receberia esses nutrientes”.

O laudo do Museu Nacional indica apenas o gênero da alga. De acordo com a secretaria, ainda estão sendo feito estudos para descobrir a espécie.

Tubos subterâneos seriam a solução
A secretária afirmou que já existe um projeto em licitação que prevê a construção de tubos subterrâneos no Canal do Jardim Alah, no Leblon, na Zona Sul. O objetivo é aumentar a troca hídrica entre a água da Lagoa e a do mar. No projeto, orçado em R$ 40 milhões, estão envolvidos o grupo EBX, o estado e a prefeitura do Rio.

Marilene explicou que uma das vantagens desse projeto é que o canal do Jardim de Alah não desapareceria.

Os tubos subterrâneos funcionariam da seguinte forma: quando a maré estiver alta e o nível da Lagoa estiver baixo, as comportas serão abertas e vice-versa. De acordo o presidente do Instituo Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino, esse sistema consegue renovar 50% da água em um mês.

MP estabelece prazos
Na quinta-feira (11), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro se reuniu com diversos órgãos públicos para debater o assunto. O Inea comprometeu-se a apresentar, em 30 dias, o cronograma físico para o monitoramento automático e contínuo da Lagoa. A Rio Águas apresentará, em dez dias, o cronograma para o início do processo de dragagem.

O maior problema atualmente, de acordo com especialistas, é a renovação das águas da Lagoa pelo canal do Jardim de Alah, pois o nível de é baixo. Segundo estudos apresentados ao MP, em 60 dias houve apenas dez horas de troca das águas.

Cadastre-se

Para receber as publicações da Azevedo Sette Sustentabilidade Ambiental em seu e-mail preencha o formulário de cadastro

Enviar a um amigo
Compartilhar
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Ico Technorati
Estes serviços permitem que você organize, recomende ou compartilhe com outras pessoas as páginas do site Sustentabilidade Ambiental da Azevedo Sette Advogados. Você precisa estar cadastrado nestes serviços para poder utilizá-los.
RSS
  • RSS Notícias
  • RSS Artigos

Para assinar os canais de RSS, copie o link do assunto desejado acima e adicione ao seu agregador.

O que é RSS

RSS (Really Simple Syndication) é uma tecnologia que permite concentrar, num só lugar, todos os sites que você lê com freqüência. A maioria dos blogs e sites de notícia já disponibilizam suas informações por RSS.

Para usar o RSS você precisa de um agregador, que pode ser um programa instalado em seu computador ou um site na internet que presta esse serviço. Esta segunda opção é a mais usada, pois desta forma você acessa os canais RSS que assina de qualquer computador com acesso à internet. Neste caso recomendamos o Bloglines. Para usá-lo basta fazer um cadastro simples.

Imprimir