Fechar tela de impressão

Artigos

Os Indicadores de Sustentabilidade e o Índice Dow Jones

16/01/2009 – Svetlana Maria de Miranda

As instituições públicas e privadas estão diante de um dos grandes desafios do início de milênio: fazer com que as suas decisões assegurem a melhoria de vida da população e garantam o desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade.

Harmonizar todas essas preocupações envolve uma estratégia de gestão mais complexa. Um novo padrão de resultados que requer o uso de tecnologias e instrumentos de avaliação capazes de comunicar à sociedade não apenas dados e informações, mas valores institucionais, comprometimento social, ambiental e retorno econômico e financeiro.

Como conseqüência, as atuais administrações de negócios públicos e privados estão redefinindo suas ferramentas e adotando os indicadores de sustentabilidade como meios de apreciação de suas práticas, capazes de assegurar competitividade, desempenho e lucratividade, considerando-se, sempre, o meio ambiente e a responsabilidade social.

Neste contexto, o Índice Dow Jones Sustainability World Indexes (DJSI World) avalia e seleciona as performances das instituições públicas e privadas de todo o mundo, considerando não apenas o seu aproveitamento financeiro, mas, principalmente, qualidade e a melhoria contínua de sua gestão que deve integrar a atuação ambiental e social, como forma de sustentabilidade no longo prazo.

O DSJI World é considerado um índice de alta confiabilidade mundial e uma referência importante para os investidores e administradores de recursos estrangeiros que se baseiam em seu desempenho para tomar suas decisões de investimentos. Atualmente, perto de US$ 6 bilhões estão investidos em fundos que se baseiam exclusivamente nas empresas pertencentes aos índices Dow Jones de Sustentabilidade.

Avaliam-se os desempenhos econômico, ambiental e social de mais de 2.500 empresas em 57 setores, em todo o mundo, considerando respostas a um questionário com 109 perguntas e análises das notícias sobre as companhias na mídia. Além dos aspectos de sustentabilidade, governança corporativa, gestão da marca e de risco, o questionário de avaliação das empresas inclui, ainda, questões mais específicas como mudança climática, exigências a fornecedores e gestão de projetos sociais.

Para as instituições privadas fazer parte deste grupo seleto, hoje, significa o reconhecimento de que suas atividades são desenvolvidas conforme os princípios do desenvolvimento sustentável, sendo capaz de criar valor para os acionistas e por conseguir aproveitar as oportunidades, gerenciando os riscos associados aos fatores econômicos, ambientais e sociais.

Cadastre-se

Para receber as publicações da Azevedo Sette Sustentabilidade Ambiental em seu e-mail preencha o formulário de cadastro

Enviar a um amigo
Compartilhar
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Ico Technorati
Estes serviços permitem que você organize, recomende ou compartilhe com outras pessoas as páginas do site Sustentabilidade Ambiental da Azevedo Sette Advogados. Você precisa estar cadastrado nestes serviços para poder utilizá-los.
RSS
  • RSS Notícias
  • RSS Artigos

Para assinar os canais de RSS, copie o link do assunto desejado acima e adicione ao seu agregador.

O que é RSS

RSS (Really Simple Syndication) é uma tecnologia que permite concentrar, num só lugar, todos os sites que você lê com freqüência. A maioria dos blogs e sites de notícia já disponibilizam suas informações por RSS.

Para usar o RSS você precisa de um agregador, que pode ser um programa instalado em seu computador ou um site na internet que presta esse serviço. Esta segunda opção é a mais usada, pois desta forma você acessa os canais RSS que assina de qualquer computador com acesso à internet. Neste caso recomendamos o Bloglines. Para usá-lo basta fazer um cadastro simples.

Imprimir