STF definirá temas tributários importantes no 1º semestre de 2020.


STF definirá temas tributários importantes no 1º semestre de 2020.


O calendário de julgamentos do STF para 1º semestre de 2020 reúne temas tributários relevantes, incluindo diversos Recursos Extraordinários afetados como paradigmas de Repercussão Geral. Reunimos abaixo aqueles casos com maior destaque pautados para julgamento nesse período.


 DATA PREVISTA

TEMA

SÍNTESE DO CASO

01.04.2020

 

RE 574.706

Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.

Embargos de Declaração opostos pela União: requerimento de modulação dos efeitos da decisão e tese fixada na sessão de julgamento de 15/03/2017. Pedido para que seja esclarecido qual ICMS é passível de exclusão da base das contribuições, se o saldo recolhido ou todo o imposto incidente.

RE 607.109

Apropriação de créditos de PIS e COFINS na aquisição de desperdícios, resíduos ou aparas.

Vedação à apropriação de créditos de PIS e COFINS na aquisição de desperdícios, resíduos ou aparas.                    

RE 602.917

Necessidade de lei complementar para o estabelecimento de valores pré-fixados para o cálculo do IPI.

Questionamento da constitucionalidade da previsão de “ pautas fiscais” para cobrança do IPI, com previsão em Decreto, diante da exigência de lei complementar para dispor sobre normas gerais em matéria de legislação tributária (art. 146, III da CF/88).

02.04.2020

RE 576.967

Constitucionalidade da inclusão do valor referente ao salário-maternidade na base de cálculo da Contribuição Previdenciária incidente sobre a remuneração

Recurso Extraordinário em que se discute a constitucionalidade da incidência de contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade.

15.04.2020

RE 593.824

Constitucionalidade da inclusão da “demanda contratada” (demanda de potência) na base de cálculo do ICMS sobre operações envolvendo energia elétrica

Recurso do Estado de Santa Catarina contra Acórdão que excluiu os valores pagos a título de demanda contratada na base de cálculo do ICMS. A Fazenda Estadual alega que a base de cálculo do ICMS corresponde ao valor total da operação de fornecimento de energia elétrica, de forma a incluir a referida parcela.

RE 598.677

Cobrança antecipada de ICMS no ingresso de mercadorias adquiridas em outro ente da federação

Exigência antecipada de ICMS em entradas interestaduais no Estado de Santa Catarina, instituída por meio de Decreto, sem previsão em lei, Convênio ou Protocolo.

RE 1.016.605

Recolhimento de IPVA em favor do Estado onde o veículo encontra-se registrado e licenciado, e não do Estado em que o contribuinte mantém sede ou domicílio tributário.

Retomada do julgamento iniciado em 24.10.2018, no qual o Ministro Relator Marco Aurélio proferiu voto afirmando que o IPVA é devido no Estado onde o veículo for licenciado, sendo acompanhado por outros 4 (quatro) Ministros. Foram proferidos 3 (três) votos divergentes, adotando o entendimento de que o imposto seria devido no Estado em que localizada a sede da empresa. O julgamento foi suspenso pelo pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

30.04.2020

RE 784.439

Caráter taxativo da lista de serviços sujeitos ao ISS a que se refere o art. 156, III, da Constituição Federal.

 

Recurso Extraordinário no qual se discute o caráter taxativo da lista de serviços sujeitos ao ISS e, por conseguinte, a constitucionalidade da cobrança do imposto sobre serviços bancários não arrolados no Decreto-lei nº 406/68, com a redação da Lei Complementar nº 56/87

RE 603.624
Constitucionalidade da Contribuição ao SEBRAE após o advento da Emenda Constitucional nº 33/2001.

 

O STF analisará se a contribuição ao SEBRAE pode incidir sobre a folha de salários, tendo em vista o rol de bases de cálculo elencado no art. 149, §2º, III, “a”, incluído pela Emenda Constitucional nº 33/2001.

                                     

RE 949.297
Limites da coisa julgada em matéria tributária

Limite da coisa julgada em âmbito tributário, na hipótese de o contribuinte ter em seu favor decisão transitada em julgado que afaste uma exação, havendo superveniente declaração de constitucionalidade da cobrança na via do controle concentrado e abstrato de constitucionalidade pelo STF.

27.05.2020

RE 587.108

Constitucionalidade das alíquotas dos créditos de PIS e COFINS sobre os estoques existentes na transição da sistemática cumulativa para a não-cumulativa.

Questiona-se dispositivos das Leis nº’s 10.637/2002 e 10.833/2003 que preveem créditos presumidos de 0,65% e 3,0% para PIS e COFINS, respectivamente, sobre o estoque da empresa quando da transição do regime cumulativo para o não-cumulativo. No Recurso Extraordinário do contribuinte, pleiteia-se o direito à apuração do crédito sob as alíquotas do sistema não cumulativo (1,65% e 7,6%).

RE 605.506

Constitucionalidade da cobrança do IPI na base de cálculo do PIS e da COFINS exigida e recolhida pelas montadoras de veículos em regime de substituição tributária

Recurso Extraordinário do contribuinte no qual se alega que o IPI não constitui receita da empresa substituída, mas da própria União, havendo, assim, violação ao conceito constitucional de receita, que constitui a base de cálculo das contribuições.

04.06.2020

RE 1.205.530

Possibilidade de expedição de precatórios antes do trânsito em julgado de embargos à execução, quanto à parte incontroversa da condenação

Recurso Extraordinário em que se discute a possibilidade de expedição de precatório, antes do trânsito em julgado de Embargos à Execução, para efetuar o pagamento da parte incontroversa de condenação contra a Fazenda Pública.



A equipe Tributária do Azevedo Sette Advogados se coloca à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o tema.