Retrospectiva Infra | Especial TRP


Retrospectiva Infra | Especial TRP


Reunimos os materiais desenvolvidos em colaboração com a Radar PPP sobre os principais projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas nos segmentos de água e esgoto, iluminação pública e resíduos sólidos.

Segmento Água e Esgoto

Em janeiro nossos sócios apresentaram suas considerações sobre a regulamentação do novo marco do saneamento, com foco no Decreto Federal nº 10.588/2020, que definiu regras para suporte técnico e financeiro de recursos públicos federais para que Estados e Municípios se adaptem às novas regras do setor de saneamento público. 
Confira o material na íntegra 

Em abril apresentamos nossas considerações sobre a promulgação, depois da análise dos vetos do Presidente da República pelo Congresso Nacional, com foco nos artigos 16 e 20. 
Confira o material na íntegra 

Em julho comentamos sobre o aguardado Decreto nº 10.710/2021, que estabelece a metodologia para comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços públicos de abastecimento de água potável ou de esgotamento sanitário. 
Confira o material na íntegra 

Iluminação Pública

Em fevereiro nossos especialistas falam sobre as redes de IP como plataformas para a implantação de serviços inteligentes nas cidades e sobre os desafios para a materialização das receitas acessórias em PPPs de IP. 
Confira o material na íntegra 

Em maio apresentamos nossas considerações sobre os ganhos de eficiência patentes que as PPPs de iluminação geram aos Municípios.
Confira o material na íntegra 

Em agosto comentamos sobre (i) as vantagens das PPPs de iluminação pública quando comparadas com modelos emergentes em função da nova lei de licitações e (ii) os conflitos de escolha sobre a transferência da obrigação de pagar a conta de energia para a concessionária. 
Confira o material na íntegra 

Resíduos Sólidos

Em março nossa equipe de profissionais fala sobre as expectativas positivas associadas às novas normas nacionais do saneamento básico, que tendem a induzir mais modelagens jurídicas de concessões comuns e patrocinadas no setor de resíduos sólidos. 
Confira o material na íntegra

Em junho apresentamos nossas contribuições sobre os desafios e oportunidades no segmento de resíduos sólidos. Concluindo que, de fato, é preciso de mais reflexões sobre a aplicação das modalidades de PPPs. Das 168 já celebradas, observa-se apenas 18 concessões patrocinadas. 
Confira o material na íntegra.