Resultados em Tempos de Pandemia


Resultados em Tempos de Pandemia


Em tempos de COVID-19, onde as recomendações de assepsia são recorrentes e necessárias para a manutenção da saúde de todos, diferente não é a posição a ser adotada pelos departamentos jurídicos, que devem aproveitar o período para realizar uma auditoria  nas carteiras de processos para eliminação de provisões e passivos em processos encerrados indevidamente provisionados.

A provisão deverá ser constituída quando, cumulativamente: i) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; ii) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e iii) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

Em que pese as empresas sejam, em sua maioria, rigorosas na constituição das provisões judiciais, algumas deixam de realizar as respectivas baixas no tempo correto e, via de consequência, permanecem com elevadas cifras mobilizadas que, em momentos de adversidade econômica, podem fazer significativa diferença no resultado financeiro apresentado.

O Azevedo Sette Advogados tem larga experiência em auditoria robotizada – e validada individualmente por advogados – para apontamento de processos judiciais passíveis de encerramento (e que estão indevidamente ativos na base de ações), evidenciados pelo andamento do site dos respectivos Tribunais de Justiça, que podem ter as provisões imediatamente baixadas, liberando os valores para recomposição de caixa.

De acordo com experiência em inúmeros processos de auditoria anteriores, o escritório observou que, em média, 15% dos processos judiciais são mantidos ativos de forma indevida e com provisão constituída de forma desnecessária, eis que as obrigações já haviam sido liquidadas. Em que pese a média apontada, o percentual pode oscilar de acordo com a higidez da carteira de cada empresa.

Além disso, o escritório possui experiência na revisão de valores provisionados, auditando a carteira de ações, para indicar se a probabilidade de êxito ou perda (remota, possível ou provável) foi feita de forma adequada, analisando ainda se o valor indicado para provisão está de acordo com o valor econômico das ações e as regras de auditoria da empresa. 

Nestes momentos desafiadores, o Azevedo Sette Advogados está ao lado de seus parceiros para auxiliá-los de forma rápida e eficiente para minimizar os impactos econômicos que atinjam seus clientes, apresentando soluções tecnológicas de baixo custo e com elevado potencial de retorno financeiro, com vistas a realizar a baixa de provisões indevidamente mantidas e liberando-as para reinserção do fluxo de caixa.