Produtividade em tempos de trabalho remoto


Produtividade em tempos de trabalho remoto


Por Andressa Alvares Costa e Renata Silva Guimarães

Não é novidade que, nos últimos tempos, o trabalho remoto se tornou uma tendência incorporada por empresas e profissionais liberais, em vastos ramos, mundo afora. A prática, que já vinha crescendo nas últimas décadas e ganhou ainda mais destaque em razão da pandemia do Novo Coronavírus, não é recente como seria de se imaginar, pelo contrário, é possível datar a existência do trabalho remoto desde a idade média, apesar de colocada de lado em decorrência da revolução industrial. 

Entretanto, com as mudanças pelas quais o mundo tem passado, especialmente a necessidade de otimizar o serviço e a busca pela melhora da qualidade de vida, este modelo de trabalho retornou e parece que para ficar.

Cada vez mais, notamos o interesse de empresas e profissionais na implementação do trabalho remoto por diversas razões, afinal, as vantagens são inúmeras para ambas as partes, especialmente quando pensamos em produtividade.

Em pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, foram analisados dados de produtividade dos funcionários da empresa U.S. Patent & Trade Office que, em 2012, iniciou um programa que permite que seus funcionários trabalhem de qualquer lugar.

A partir da análise, ficou claro que os empregados que adotaram a nova política da empresa apresentaram um aumento de 4,4% em sua produtividade, sem que houvesse perda na qualidade do serviço prestado. Este crescimento equivale a um ganho de 1.3 bilhões de dólares por ano na economia dos Estados Unidos1.

Cite-se, ainda, o experimento realizado pela empresa chinesa Ctrip, composta por 16.000 empregados, listada pela NASDAQ como agência de viagem, na qual os funcionários do call center se voluntariaram a trabalhar no sistema de home office por nove meses. Neste período, foi observado um crescimento de 13% na performance do funcionário, além de ter apresentado uma diminuição nos pedidos de demissão2.

Pensando nisso, há alguns métodos práticos que podem ser adotados por quem exerce o regime de trabalho remoto, no intuito de ver uma melhora em seu rendimento, afinal, produtividade está diretamente ligada ao sucesso do negócio, seja da empresa ou do profissional.

Primeiramente, o ambiente onde o trabalho será executado é de extrema importância, pois é nele que o profissional passará boa parte do seu tempo, assim, organização e conforto são a chave para um ambiente produtivo, que estimule a sensação de bem-estar para o desenvolvimento das funções.

A rotina também é um ponto importante e cabe ao profissional estabelecer horários para iniciar e encerrar o trabalho, tal qual seria se estivesse dentro da empresa. Ter uma boa rotina matinal também colabora para um dia produtivo, acordar, praticar uma atividade física, tomar um café, pode ajudar a estimular o cérebro antes de iniciar as atividades. Outra indicação é inserir a prática de escrever algo, sem restrições de tema, como uma escrita criativa, antes de começar a trabalhar, ajudando a sua mente a se preparar para um dia de trabalho. 

A prática de exercícios físicos também colabora para uma melhora no desempenho mental, assim, algumas pausas ao longo do trabalho para se alongar, ou praticar algum exercício físico, mesmo que por apenas 15 minutos, já é o suficiente para apresentar significativas melhoras no rendimento do profissional.

Outra técnica muito indicada para quem adota o trabalho remoto é a Pomodoro. O objetivo é dar pequenas pausas de cinco minutos a cada 25 trabalhados, possibilitando que o cérebro descanse para então retomar suas atividades3

Além disso, o planejamento é essencial para ajudar no desenvolvimento das tarefas. Estabelecer uma lista e metas do que precisa ser feito ao longo do dia aumenta a produtividade. Saber administrar o tempo gasto com cada atividade é o caminho para o sucesso.

O esforço exigido por cada atividade deve ser levado em conta junto ao impacto da atividade desenvolvida, de modo a priorizar atividades cujo impacto seja maior que o esforço gasto, enquanto que as atividades que possuem menor impacto e exigem menor esforço podem ser alocadas junto as de menor prioridade.

Por outro lado, sempre que uma atividade exigir maior dedicação, e for de alta relevância, transforme-a em um projeto, no qual deverá trabalhar um pouco todos os dias. Assim, nenhuma tarefa exigirá tempo em excesso e prejudicará as demais.

Manter contato com os colegas é de extrema importância. Utilizar meios de comunicação disponíveis para contatar superiores ou demais colegas faz a diferença quando se trabalha de forma remota. Os benefícios não se restringem ao desenvolvimento profissional, mas também pessoal. 

O trabalho remoto pode causar a sensação de solidão e isolamento, por isso, o contato com outros profissionais ajuda a aliviar estas sensações, além de que a comunicação e troca de conhecimentos e ideias ajuda a criar um arquivo rico para feedback e análises, essenciais ao crescimento profissional e da empresa como um todo.

Destaque-se que o sistema de trabalho remoto exige uma transformação interna do indivíduo, demanda autodisciplina e autoconhecimento. Entender em qual ambiente você trabalha melhor e apresenta maior rendimento é, então, o primeiro passo para adotar este módulo de trabalho.

As distrações, o maior desafio, nem sempre são prejudiciais ao rendimento, pelo contrário, as distrações podem provar ser um meio de diminuir o estresse aumentando a produtividade.

Esta foi a conclusão alcançada por um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia, em Irvine, apresentado em um painel no South by Southwest, que concluiu que tirar um tempo para limpar sua mesa de trabalho, organizar seu e-mail ou acessar mídias sociais pode aumentar sua produtividade4

No meio jurídico não é diferente. Ao contrário, o que se viu, especialmente com o anúncio da pandemia pelo Novo Coronavírus, foi a rápida adesão em massa dos escritórios de advocacia ao trabalho remoto. 

Em razão do trabalho intelectual e das ferramentas hoje existentes, que permitem a realização de reuniões de equipes e entre escritórios e clientes e também o acesso das equipes aos sistemas de gerenciamento de processos e mesmo à tramitação das ações judiciais pelos tribunais eletrônicos contribuíram para que os escritórios tenham sido um dos primeiros setores a rapidamente se mobilizar para o trabalho remoto desde o anúncio da pandemia e da necessidade de isolamento social.

A flexibilização de horários e do ambiente de trabalho fornece boas oportunidades ao advogado, como a de oxigenar ideias e estimular a criatividade, especialmente para elaboração de teses e defesas mais complexas e estratégicas, nem sempre possível em meio ao dinamismo natural do contencioso judicial.

Além das questões de solução estratégica que podem ser estimuladas quando se trabalha num sistema de home office, como visto, há, especialmente para a advocacia contenciosa, todo um microssistema de legal techs e mesmo de softwares de gestão que garantem, e até mesmo aperfeiçoam, o cumprimento da rotina de um advogado, valendo destacar a possibilidade de assinatura de petições e realização de protocolo em processos judiciais à distância, o controle de agendas de prazos dos advogados e a elaboração de relatórios online para clientes.

Desse modo, observando-se o planejamento e a organização sugeridos no início do texto, aliados à utilização de todos os meios tecnológicos que estão à disposição do advogado, mesmo o que atua na área de contencioso, em questões já judicializadas, trabalhar de casa pode atrair mais produtividade e impactar positivamente na entrega de melhores resultados.

1 https://hbswk.hbs.edu/item/how-companies-benefit-when-employees-work-remotely

2 https://www.gsb.stanford.edu/faculty-research/publications/does-working-home-work-evidence-chinese-experiment

3 https://francescocirillo.com/pages/pomodoro-technique

4 https://www.forbes.com/sites/ilyapozin/2014/04/17/4-surprising-truths-about-workplace-productivity/#797b0a423abf