Presidência da República nomeia Diretores para a ANPD


Presidência da República nomeia Diretores para a ANPD


Os cinco membros do Conselho Diretor da ANPD foram indicados pela Presidência da República, no dia 15/10/2020. Os nomes indicados foram (i) Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, para exercer o cargo de Diretor-Presidente do Conselho Diretor, com mandato de seis anos; (ii) Arthur Pereira Sabbat, com mandato de cinco anos; (iii) Joacil Basilio Rael, com mandato de quatro anos; (iv) Nairane Farias Rabelo Leitão, com mandato de três anos; e (v) Miriam Wimmer, com mandato de dois anos. Até aqui, o que se nota é um perfil de profissionais técnicos, com experiência na área de telecomunicações. 

Em continuidade ao processo estabelecido pela própria LGPD, o Plenário do Senado Federal já agendou as sabatinas dos Diretores indicados para às 16hrs do dia 21/10, 

A nomeação dos membros diretores da ANPD é um passo importante na tutela da proteção de dados no país. A experiência internacional demonstra que as autoridades de proteção de dados exercem um papel fundamental, não apenas em caráter inibitório, através da aplicação de sanções, mas também em caráter educativo, auxiliando na formação e propagação de uma cultura de privacidade.